sexta-feira, julho 21, 2006

O JOGO DA DEMOCRACIA


Nos dias de hoje, com as crises económicas que arrastaram muitas sociedades para situações preocupantes como aumento de desemprego, aumento do custo de vida e aumento da xenofobia. A democracia começa a entrar em crise. E porque será? Onde está a culpa?
Os governos, em média, têm 4 a 5 anos de mandato. Alternadamente temos eleições presidenciais, autarquicas, legislativas... Que se alternam aproximadamente dois em dois anos, então a avaliação desses governos é feita em pouco tempo...
Acontece que as politicas que realmente mudam as estruturas de um país assim como a seu rumo, são as politicas de médio a longo prazo, isso implica que a sociedade só poderá sentir as mudanças de 10 anos em diante... Os politicos para manterem o poder optam por politicas a curto prazo, para satisfazer a ansiedade da sociedade por novidades, as ditas obras de cimento e betão com a dita fitinha para ser cortada e a festa para quem fôr assistir. Isso é perigoso, principalmente em sociedades com baixo nivel de instrução e cultura. Quando os problemas surgem num país, será que o cimento e o betão que irão arranjar a solução quando a economia falha e não há dinheiro publico para ser investido?
Infelizmente, mas parece regra... Com desemprego e agravamento da situação social, tudo que uma sociedade tem de ruim começa a florir! A propria democracia entra em descrédito. A culpa é dos politicos? Sim! Mas... Quem vota neles? Nós! Então... Afinal é a sociedade a culpada!
Porquê que os idealistas nos dias de hoje não entram mais na politica? Onde estão as manifestações de pressão? Comodismo! Queremos estar no nosso sofá a ver o noticiário e falar mal de tudo! Apenas participamos na decisão do país quando colocamos uma cruz em candidatos que praticamente não conhecemos, nem sabemos o seu curriculo, nem suas ideias. Chegou a um ponto tão ridiculo, que os politicos nem mais discutem ideais ou politicas, ficam só pelo jogo de palavras e ataques pessoais.
Alguém disse que de todos os sistemas, a democracia é o menos imperfeito . Discutir politicas e soluções é um ato salutar onde a democracia é o volante do nosso carro coletivo, do nosso destino... Ou será que preferimos que nos passem um atestado de menor de idade ou de incapacidade mental, ao tomarem as decisões por nós. Por isso temos de votar sempre! Falem na rua o que pensam e que rumos o país deveria tomar! O poder está na nossa mão e quando um povo se une em torno de um objectivo o mundo muda!
Vamos valorizar uma educação universal com qualidade! Vamos olhar o país como a nossa casa, da nossa familia que é a nossa nação, familia essa diversificada com ideias diferentes, onde cada ideia é discutida e bem vinda! Vamos ser solidários, pois é a amizade que faz tanta falta num mundo cada vez mais frio e indiferente às injustiças!
Os direitos conquistados não são eternos, nada é eterno! A luta é constante, num mundo onde as mudanças são constantes! Comodismo é abstração da realidade! E a tua opinião conta!... Que achas?


José Teixeira

Sem comentários: